Na última terça-feira (26), os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha visitaram o Museu da Imigração e a Vila Maria Zélia, a fim de ampliar e aprofundar saberes sobre as Guerras Mundiais e suas consequências, como a imigração de europeus para São Paulo.
Dessa forma, os adolescentes puderam contextualizar as informações obtidas durante as aulas da disciplina de História, além de socializar seu entendimento acerca da vida operária, no início da industrialização brasileira, e de como ocorreu a urbanização paulista.
O passeio de estudos, ainda, fomentou reflexões e colaborou para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos. Afinal, utilizando como metodologia a Educação Dialógica, ele objetivou privilegiar a formação de sujeitos autônomos e propositivos, com foco na mediação e na construção coletiva do conhecimento.
O Museu da Imigração:
Localizado no Bairro do Brás, foi o local responsável por receber imigrantes de mais de 70 nacionalidades, durante os séculos XIX e XX.
A Vila Maria Zélia:
Localizada no bairro do Belenzinho, foi onde muitos desses imigrantes se estabeleceram, pois foi planejada e construída com o intuito de manter os operários das fábricas próximos do seu local de trabalho.