Motivadas por um dos mais populares entre os festejos celebrados no Brasil, atividades relativas às diferentes disciplinas permitiram que as crianças matriculadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental aprofundassem a compreensão acerca do Carnaval.
Aquelas que integram as turmas do 1º Ano, por exemplo, debruçaram-se sobre o “Almanaque Ruth Rocha”, a fim de conhecer as origens da data comemorativa. Além de terem visitado as páginas em que a emblemática escritora reúne adivinhas, brincadeiras, charadas, narrativas, piadas e provérbios, os educandos imprimiram a sua criatividade sobre camisetas, fazendo delas o abadá que identificava o seu bloco carnavalesco.
Os matriculados no segmento seguinte, por sua vez, confeccionaram um chocalho a partir de materiais alternativos e, com ele, exercitaram a percepção auditiva, a coordenação motora, a criatividade e o ritmo.
Já no 3º Ano, os estudantes dedicaram-se à criação de máscaras de Carnaval, resgatando um costume à medida que aprimoravam a coordenação motora fina.
No 4º Ano, materiais tão diversos quanto esponjas, lantejoulas e tintas permitiram que as crianças também confeccionassem os seus próprios abadás, expressando-se criativamente.
Por fim, os concluintes da etapa de ensino refletiram sobre a importância do festejo popular para a cultura brasileira.