Theo não gostava nem um pouco de matemática, diferentemente de como se sentia com relação às outras disciplinas. Por isso, quando Dona Malu Quete, a sua nova vizinha, descobriu o pavor que ele tinha da matéria, como boa professora de Matemática que era, contou-lhe sobre o Manual do Sábio Matemático. Este é o enredo de “A Vizinha Antipática que Sabia Matemática”, livro escrito por Eliana Martins que, por abordar temas como a superação de desafios e de preconceitos, a criatividade, a ética e pluralidade cultural, foi adotado pelo 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha, como leitura obrigatória.
A fim de aproximar ainda mais os educandos desse segmento de ensino da obra, a autora visitou a instituição de ensino, onde conversou com as crianças sobre as suas primeiras experiências de leitura, incentivadas pelos seus pais, e descreveu aos educandos o processo de publicação de uma obra literária infantil.
Entusiasmados, eles questionaram-na sobre o livro e expuseram suas dificuldades com a Matemática. Logo após o bate-papo, Eliana autografou os seus exemplares da obra, com dedicatórias especiais para cada pequeno leitor.