Mesmo que sempre esteja em voga, com a chegada do outono – estação em que as chuvas se tornam mais escassas, no sudeste brasileiro -, a importância do uso racional da água é enfatizada. Por isso, a partir de experimento, os estudantes matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha refletiram sobre as posturas que podem adotar, a fim de colaborar com a preservação dos recursos hídricos.
Realizada no Laboratório de Ciências da instituição de ensino, a prática reproduziu o ciclo da água – conteúdo já estudado, em sala de aula, pelas crianças. Desse modo, além de compreender, de forma concreta, como acontecem as chuvas, elas reconheceram as principais causas da escassez do líquido fundamental para a manutenção da vida.
Afinal, a água presente no subsolo é, em parte, absorvida pelas raízes das plantas, enquanto outra porção emerge para a superfície, formando os rios. É pela evaporação do líquido de seus leitos que as nuvens, responsáveis pela chuva, são formadas. Quando ocorre a precipitação, o ciclo é reiniciado. Por isso, a preservação ambiental, como um todo, é fundamental para a manutenção dos índices pluviométricos e, consequentemente, o abastecimento regular de água.