Promovendo a integração família-escola, iniciativa propicia a construção de saberes matemáticos
4 de outubro de 2021 Notícias, Portal , ,

Em visita ao Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, os responsáveis pelas crianças matriculadas no 2º Ano do Ensino Fundamental colaboraram para que elas construíssem aprendizados acerca das relações de compra e venda. Afinal, por meio do “Projeto Portas Abertas”, eles simularam a aquisição dos itens expostos em um mercado fictício.

Como a atividade culminante de um longo processo pedagógico multidisciplinar, a dinâmica possibilitou que os educandos revisitassem saberes referentes às medidas de volume, massa e comprimento, uma vez que oportunizou o contato com conceitos como pesado, leve, comprido, curto, alto, baixo, largo e fino.

Além de propiciar o entendimento de tais expressões, a iniciativa evidenciou o sentido prático da Matemática e favoreceu o exercício do raciocínio lógico, através de uma dinâmica divertida. Mais que isso, como esclarece a coordenadora pedagógica da etapa de ensino, Ana Paula Correia, exaltou aspectos relacionados à sustentabilidade.

Conheça as diferentes etapas do projeto:

  1. Coleta das embalagens
  2. Discussão sobre os preços dos produtos
  3. Organização dos produtos de acordo com a sua finalidade
  4. Reflexão sobre uso de sacolas retornáveis e estudo do tempo de decomposição de cada embalagem
  5. Distribuição de moedas e cédulas sem valor
  6. Elaboração de uma lista de compras
  7. Compras
  8. Leitura e interpretação dos rótulos
  9. Elaboração de situações problema a partir das compras
  10. Cálculos comparativos
  11. Registro dos produtos “adquiridos”

  • Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos