A curiosidade e a capacidade de decifrar e produzir códigos inspiraram a prática leitora desenvolvida com os educandos matriculados no 7º Ano do Ensino Fundamental a partir da obra Clube dos Caçadores de Códigos: o segredo da Chave do Esqueleto – de autoria de Penny Warner e traduzida por Regina Dell´Aringa.
Sob a orientação da docente de Língua Portuguesa, Priscila Caetano, eles seguiram as pistas deixadas pela instituição de ensino, com o objetivo de decifrá-las e descobrir o paradeiro do Homem Esqueleto. Tais dicas seguiram as estruturas de códigos criadas no livro paradidático, bem como as características das personagens e os principais elementos de seu enredo.
Afinal, a narrativa de Warner se desenvolve a partir de uma mensagem deixada por um vizinho – conhecido como Homem Esqueleto -, que desperta o espírito investigativo dos caçadores de códigos. Assim, ao participar da atividade, os estudantes vivenciaram a mesma curiosidade que impulsionou as personagens, exercitando sua capacidade criativa e de raciocínio, além de ressignificar sua experiência de leitura.