Por meio de diferentes projetos, a Biblioteca Central incentiva a leitura e auxilia na construção do conhecimento
26 de dezembro de 2016 Notícias

Realizadas ao longo de todo o ano letivo de 2016, as iniciativas de estímulo à leitura, planejadas e desenvolvidas pela equipe de bibliotecários e auxiliares do Colégio Notre Dame Rainha, devem ser implementadas, mais uma vez, em 2017, afirma a responsável pela Biblioteca Central, Zenúbia Andrade. Afinal, comenta a bibliotecária, elas tornaram-se, também, valiosas ferramentas de auxílio educacional, para os mais de mil estudantes matriculados na instituição de ensino.

Estante do projeto CineBook é uma das mais procuradas entre os educandos.
Estante do projeto CineBook é uma das mais procuradas entre os educandos.

Entre elas, destacam-se:

  • Homenagens aos Leitores do Mês e do Ano: premiação àqueles que mais obras emprestaram do acervo escolar.
  • Projeto Valores Humanos: debate mensal, inspirado por narrativas e sobre um aspecto da conduta humana, do qual participam estudantes matriculados no 4º e no 5º Ano do Ensino Fundamental.
  • Biblioteca em Movimento: iniciativa na qual os livros são expostos para empréstimo, no pátio do Colégio, durante os intervalos.
  • Bate-papo com o Autor: visita de escritores cujas obras tem sua leitura sugerida pela instituição de ensino, a fim de que os educandos possam conhecer seu processo criativo e sua trajetória profissional.
  • Projeto CineBook: exposição de livros cuja narrativa foi adaptada para o Cinema e de filmes que inspiraram obras literárias.
  • Dia Nacional do Livro: disponibilização, em expositor, dos livros do acervo escolar que figuram nas listas dos mais lidos e mais vendidos do ano.
  • Caderno de Sugestões: meio pelo qual a comunidade educativa pode sugerir títulos, para futuras aquisições.
  • Feira do Livro: venda de exemplares novos, durante a realização de eventos escolares, como a Mostra Cultural.

Acervo: 

Atualmente, a Biblioteca Central do Colégio Notre Dame Rainha possui, em seu acervo, mais de 21 mil livros, além de periódicos.

O conjunto, contudo, é atualizado permanentemente, por meio da aquisição e do recebimento de doações e cortesias, explica Zenúbia. “São adquiridas as obras indicadas como leitura obrigatória, nos diferentes segmentos de ensino e nos principais vestibulares, além das que fazem parte do Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino, lançamentos, clássicos e livros de atualidades”, descreve a bibliotecária, contando que, somente em 2016, além dos exemplares comprados pelo Colégio, mais de 900 títulos foram recebidos de doadores e editoras.

 

  • Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos