Na última semana, as crianças matriculadas no Jardim III da Educação Infantil experienciaram as diferentes etapas do processo eleitoral. Antes disso, porém, acompanharam a leitura de “Eleição dos Bichos”.
A obra infantil – de autoria de Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo, Pedro Markun e Andre Rodrigues – narra a história de um grupo de animais que, cansados dos abusos do Leão, propõem a realização de uma votação, a fim de escolher o novo soberano da floresta. Mas, para que tudo aconteça da forma mais democrática possível, eles têm de aprender sobre o processo eleitoral.
Foi acompanhando as descobertas dos personagens que os educandos compreenderam, de forma divertida e dinâmica, que o voto é um direito do cidadão e deve sempre ser secreto, além de que a eleição mais comum é aquela na qual há um conjunto de candidatos a determinada função, sendo eleito aquele que mais votos receber.
Após construírem tais saberes, as crianças, então, participaram da escolha do novo Rei da Selva, como descreve educadora Marcela Sachet. “Eles analisaram cada candidato e, após refletir sobre qual deles possuía a melhor proposta, realizaram a votação”, relata, complementando que, com a cédula eleitoral em mãos, puderam optar entre a cobra, o leão, a preguiça e o próprio leão.