O principal transmissor do conhecimento, competência tão fundamental à formação de indivíduos críticos, é o protagonista da data comemorativa celebrada em 23 de Abril*. Afinal, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1995, o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” visa encorajar as pessoas – especialmente os jovens – a descobrirem os prazeres da leitura e a conhecerem a enorme contribuição dos escritores para a história mundial. Afinal, como explica a bibliotecária do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, Zenúbia Andrade, ele chama a atenção para a importância do livro, do direito à leitura e do seu valor cultural.
Por isso, nada melhor que aproveitar a comemoração para incentivar o hábito de ler, como ocorreu no educandário.
Em visita às salas de aula, a assistente de Biblioteca, Iara Gomes, apresentou aos educandos o projeto “Doe um Livro e Troque Conhecimentos”, além de difundir a importância do costume da leitura para a formação cidadã e o desenvolvimento humano.
Caracterizada como Dom Quixote – personagem emblemático criado por Miguel de Cervantes -, a profissional, já conhecida na comunidade educativa por suas criativas representações, explicou-lhes que a iniciativa, voltada aos estudantes matriculados a partir do 6º Ano do Ensino Fundamental, irá tornar parte do acervo escolar itinerante, pois obras dos mais variados temas serão disponibilizadas em diferentes espaços pedagógicos.Dessa maneira, visa facilitar o acesso aos exemplares que, após serem lidos deverão ser devolvidos à instituição de ensino, para que outros leitores os encontrem. Além disso, os próprios educandos poderão colaborar com a ampliação desse acervo, uma vez que a doação de livros será incentivada.
*Além de ser a data de morte do romancista castelhano que imaginou as aventuras vivenciadas pelo cavaleiro andante, 23 de abril também faz alusão ao falecimento do dramaturgo inglês, William Shakespeare, e do cronista peruano, Inca Garcilaso de la Vega.