Uma abordagem pedagógica que busca a personalização do ensino, alternando momentos de estudo em sala de aula e períodos em que a construção do conhecimento se dá de forma autônoma, em ambientes virtuais. Assim é o Ensino Híbrido – um modelo educacional adotado pelo Colégio Notre Dame Rainha que vem ao encontro da urgência de um novo olhar sobre o processo educacional de estudantes que se diferenciam pela inquietude, pela irreverência e pela forma de aprender.
Durante as aulas de Língua Inglesa assistidas pelos estudantes do 7º e do 8º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, o Laboratório de Informática e a Sala de Lousa Interativa foram divididos em várias estações, nas quais foram realizadas atividades diferentes, porém complementares, entre as quais, pelo menos uma, propunha o uso de plataforma digital.
Ao passar por todas as estações, os educandos ampliaram o vocabulário, exercitaram a compreensão auditiva e leitora e reconheceram a estrutura gramatical, afirma a educadora responsável pela disciplina, Alessandra Castro.
Auxiliada pela docente Luciana Carletti, Alessandra propôs às turmas de 7º Ano uma análise da música “Upside Down“, de Jack Johnson. Para isso, nas estações os estudantes interpretaram a ideia principal da música e analisaram versos, segundo a estrutura gramatical e o tempo verbal. Já, o 8º Ano analisou o vídeo “Eight-Year-Old Girl Calls Tesco Out Over ‘Sexist’ Kids Clothes“. Desse modo, os educandos compreenderam expressões e reproduziram ideias no idioma.
De acordo com a educadora proponente, a dinâmica possibilitou a reflexão e a construção do conhecimento de forma colaborativa e descontraída, pois a necessidade de resolver os desafios lançados em cada uma das estações, com tempo determinado, aproximou a atividade de um jogo.