O projeto “Lendo e Escrevendo na Escola: uma Atitude Necessária e Sustentável” é desenvolvido, nas unidades escolares mantidas pela Rede de Educação Notre Dame, há três anos, com o objetivo de formar leitores capazes de compreender e interpretar textos diversos em múltiplos suportes e, com, isso torná-los escritores hábeis. Para isso, toda a comunidade educativa – estudantes, responsáveis, educadores e colaboradores das instituições de ensino – é desafiada a fazer leitura e socialização criativa periódicas de obras literárias, cujos temas e linguagens são adequados a sua faixa etária ou interesses.
No Colégio Notre Dame Rainha, por exemplo, os estudantes de Ensino Fundamental I participam, durante todo o ano letivo, de atividades relacionadas a esse projeto. Além de incentivar a leitura e o o desenvolvimento de habilidades de comunicação, durante a socialização da narrativa – seja através de teatro, de desenho, da contação de histórias, da fotografia ou da escrita -, a partir das obras literárias lidas, são despertadas a curiosidade e a busca pelo conhecimento, através da realização de passeios culturais.
Contar histórias suscita o imaginário, encanta e deleita o espírito. Por isso, criar momentos agradáveis, transformando a literatura em objeto de prazer é o objetivo das contações de histórias. “Menina Bonita do Laço de Fita”, obra escrita por Ana Maria Machado, foi a primeira história contada para os estudantes do Ensino Fundamental I, pela educadora Patrícia Coutinho. Patrícia também desenvolve, junto a esses educandos, o projeto “1,2,3, conte outra vez!”, um complemento ao de incentivo à leitura. Nele, temas como a diversidade e o respeito ao próximo são abordados de forma descontraída e lúdica, permitindo ao estudante sentir emoções e sensações que não experimentavam.
As turmas de 4º Ano desse mesmo curso escolar ainda participaram de passeio cultural. Em visita à Cidade do Livro, fundada em 1997, com um espaço cenográfico temático, que ajuda a formar, desde cedo, o hábito da leitura, os estudantes empreenderam uma investigação em uma editora abandonada, com a ajuda do Detetive Xerox Holmes. A cada novo mistério desvendado, o grupo aprendia mais sobre o universo do livro e da leitura, em um trabalho em equipe que demandava a percepção, a concentração e conhecimentos gerais, superando medos, ansiedades e limites.
Já, os estudantes do segmento posterior conheceram a obra do ícone do teatro, Willian Shakespeare. Com a leitura do livro paradidático “A megera domada” como ponto de partida, eles apropriaram-se de elementos cênicos e da linguagem teatral, associados às áreas do conhecimento, para representar trechos do roteiro. Atividades como essa possibilitam a interação entre os educandos, além de favorecer a diminuição da timidez, a melhora da memória e o desenvolvimento da oralidade.
Para a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, Mayra Rossini, o projeto “Lendo e Escrevendo na Escola: uma Atitude Necessária e Sustentável” vem contribuindo, cada vez mais, para que os estudantes desenvolvam o gosto e o hábito pela leitura, compreendendo que os livros são importantes fontes de cnonhecimento. Além disso, essa proposta facilita o trabalho com temas transversais e o desenvolvimento de atividades multidisciplinares.
Acesse a galeria de fotos que retratam as atividades relacionadas ao Projeto: