Exercitar o raciocínio lógico e os conhecimentos adquiridos sobre Números Inteiros por meio de jogos de tabuleiro: esse foi o desafio proposto aos estudantes matriculados no 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, durante as aulas de Matemática.
Orientados pela educadora Rosana Vitor, responsável pela disciplina no segmento, os estudantes foram colocados em contato com o Matix – jogo criado na Alemanha e comumente utilizado para o ensino da Matemática no Ensino Fundamental. Para obter sucesso, cada jogador precisa pensar, baseado em cálculos mentais, em estratégias de antecipação, a fim conquistas as peças certas, que garantirão o maior número de pontos ao final da disputa, quando são somadas as peças de valor positivo e subtraídas as de valor negativo.
De acordo com a educadora, o jogo serve como instrumento facilitador no processo de aprendizado, uma vez que estimula os cálculos mentais. “O adolescente não está habituado a fazer o exercício da matemática mentalmente, pois possui, atualmente, os mais diversos facilitadores tecnológicos para isso. A importância de incluir na rotina do estudante o cálculo mental, sem o auxílio desses facilitadores, é um grande desafio para o educador no momento”, pontua Rosana.