O Ensino Médio da Rede de Educação Notre Dame apresenta diferenciais decorrentes da urgência de um novo olhar sobre o processo educacional de adolescentes que se diferenciam pela postura, pela inquietude, pela irreverência e pela forma de aprender. Por isso, as escolas Notre Dame proporcionam uma educação de excelência, com diferentes lugares de aprendizagens, pois compreendem que um espaço inteligente de convivência – lúdico, aberto, em espiral, tecnológico e versátil – favorece a socialização, o bem-estar e o exercício da autonomia.
Com o intuito de oportunizar o desenvolvimento singular dos estudantes, respeitando suas diferenças e suas habilidades, o Ensino Médio Notre Dame apresenta um currículo que contempla a Base Nacional Comum Curricular, mas vai além da matriz tradicional.
A fim de assegurar um processo de construção do conhecimento dinâmico e significativo, considerando o grande desenvolvimento das tecnologias da informação, seu currículo diferenciado – que deve ser mutável, aberto e adaptável à atualidade e às necessidades dos estudantes – atende aos conteúdos específicos de cada componente curricular, de forma multidisciplinar, incluindo temas transversais e utilizando metodologias atuais, visando ao enriquecimento e ao aprofundamento do estudo e da pesquisa. Além disso, já implanta os Itinerários Formativos, de modo que os estudantes desenvolvem competências capazes de torná-los cidadãos globais.
As escolas Notre Dame também extrapolam o pré-estabelecido no que diz respeito à carga horária, pois compreendem que estendê-la viabiliza maior contato com o conhecimento e com a construção de saberes: um diferencial para garantir o ensino de qualidade, pautado em projetos que coadunam e corroboram com a excelência pedagógica. Com esse diferencial, é possível inserir os estudantes num ambiente de discussão, de troca de experiências e de vivências, oportunizando um ensino dinâmico, em acordo com os novos desafios educacionais. O horário ampliado, ainda, impacta a organização do curso, deixando para o turno matutino os principais componentes curriculares – com um maior número de horas-aulas semanais e, consequentemente, um trabalho mais profundo e de aprendizagem significativa.
A liderança e o empreendedorismo são outros diferenciais que marcam a aprendizagem do estudante Notre Dame, estimulado a ser autônomo, a trabalhar em equipe, a pesquisar, a ser protagonista da própria aprendizagem e a desenvolver uma visão interdisciplinar e transdisciplinar do conhecimento, além de ser incentivado a refletir sobre o seu projeto de vida. Para isso, são desenvolvidas propostas de ensino voltadas ao autoconhecimento, às escolhas profissionais, ao empreendedorismo e à educação estratégica, nas quais o adolescente é desafiado a idealizar soluções e projetos para a comunidade em que está inserido e é estimulado a ser ético, líder e empreendedor, tanto nas atividades vivenciadas na escola quanto ao longo de sua vida.
O preparo do educando para a vida futura também passa pela iniciação científica, pois a Rede de Educação Notre Dame faz da pesquisa um processo de sistematização de conceitos que visa à construção de novos conhecimentos, gerando diferentes saberes e inserindo o estudante num processo de aprendizagem que lhe oportuniza novas descobertas. Essa postura objetiva desenvolver habilidades de leitura e de escrita acadêmica, que ampliam seu conhecimento e sua visão de mundo, além de estimular a investigação e a proatividade ante os estudos. A iniciação científica, ainda, proporciona uma melhor formação intelectual e qualifica o estudante para o exercício de uma futura vida universitária, por meio da compreensão dos meios de construção de conhecimento, nos quais o exercício do diálogo crítico e da investigação são imprescindíveis.
Coordenação Pedagógica: Regina Sacramento
Coordenação Educacional: Virgínia Helena Rodriguez Ramos
Psicopedagogia: Suelen Pinheiro