O início do ano letivo oferece a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e também ampliar e fortalecer as relações afetivas. No entanto, para alguns, devido à timidez, este primeiro contato pode ser mais difícil.
Com o objetivo de contribuir com a integração entre os educandos, a educadora responsável pelo 4º Ano A do Ensino Fundamental, Anik Telles, propôs uma dinâmica que oportunizou um momento lúdico no qual os educandos puderam conhecer um pouco mais dos colegas.
Para isso, sentados em roda na quadra escolar, ao som de uma música, eles deveriam passar uma caixa contendo diversas questões pessoais. Ao pausar a música, o educando deveria abrir a caixa e retirar uma questão que o incentivava a contar o que fez nas férias, relatar qual seu maior sonho, uma curiosidade sobre sua família, convidar um novo amigo para partilhar o lanche no intervalo, contar se possua animais de estimação, entre outras.
Desta forma, ao se apresentar e contar um pouco de si, é quebrada a inibição inicial entre educandos que vieram de outro turno e /ou colégios, avalia a educadora. “Sem perceber, ao ouvir histórias e conhecer um pouco mais sobre o novo colega, eles começam a identificar pontos em comum, a perceber e valorizar as histórias diversas e isso é o ponto de partida para novas amizades”, destaca.