Comprometida em encorajar a doação de órgãos, Patrícia Fonseca partilhou com os educandos sua história de superação, inspirando o amor pela vida
Possibilitando aos estudantes um profundo aprendizado, que em muito transcende o dos conteúdos programáticos, o Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos recebeu, na segunda-feira (01), a ex-aluna Patrícia Fonseca. Triatleta transplantada do coração e fundadora do Instituto Sou Doador, a coautora da Lei Tatiane – que visa à conscientização escolar quanto a doação de órgãos -, ainda foi surpreendida com uma homenagem prestada pela instituição onde cursou todo o Ensino Básico: um grafite representando a primeira medalha olímpica conquistada pela esportista, o qual ornamenta o entorno da quadra poliesportiva.
Compartilhando sua trajetória com os educandos matriculados no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, Patrícia recordou os desafios impostos por uma cardiopatia congênita e sucessivas complicações, assim como a esperança renovada pela realização do transplante que transformaria sua história. Foi após ele, afinal, que as limitações físicas foram superadas, permitindo que ela realizasse sonhos nutridos por toda a vida.
Até então impossibilitada de realizar esforços corriqueiros, como o de subir escadas, Fonseca passou a dedicar-se à prática esportiva, tornando-se uma triatleta multimedalhista. Enfatizando ao público que nenhum diagnóstico pode definir sua história, a visitante incentivou os estudantes a serem protagonistas. “Vivam! Confiem! Aproveitem! E lembrem-se: a única pessoa que define a sua história é você!”, frisou.
Patrícia também conscientizou quanto aos critérios e procedimentos que envolvem o transplante de órgãos, estimulando os pré-adolescentes e adolescentes à reflexão acerca de um ato que permite ressignificar vidas. Por fim, emocionou-se diante do retrato que, como símbolo de esperança e perseverança, é vislumbrado pelos educandos do Colégio Notre Dame a cada aula de Educação Física, além de treinos e partidas em diferentes modalidades esportivas.