Os estudantes matriculados no 6º e no 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Notre Dame Rainha, participaram de atividades coletivas, realizadas fora do ambiente escolar. Os estudos do meio levaram os educandos a diferentes espaços e contextos promovendo o aprendizado através da observação direta.
Em 2017, os estudantes do 6º ano, por exemplo, visitaram a cidade de Santos, no litoral Sul paulista. A proposta pedagógica foi observar a cidade litorânea e analisar os fluxos históricos de São Paulo com o porto de Santos, na dinâmica dos espaços naturais e geográficos. Assim, a ideia é estabelecer uma relação direta entre o conteúdo escolar e a realidade: o estudante se percebe como sujeito da sociedade em que está inserido e como tal passa a interrogar, investigar e problematizar o meio.
Durante a visita, os adolescentes conheceram a Escarpa da Serra do Mar, o Centro Histórico de Santos, a Antiga Bolsa do Café, o Belvedere do Monte Serrat, o Aquário de Santos, o Porto de Santos e não deixaram de colocar o pé na areia, entre o canal 6 e 7, conhecido como Ponta da Praia.
Já os educandos do 7º ano, visitaram a cidade de Bertioga, também no Litora Sul paulista, um paraíso com belezas naturais do Bioma da Mata Atlântica e dos ecossistemas Costão Rochoso, Mata de Restinga e o Manguezal. Segundo os próprios educandos, é preciso conhecer para preservar, pois não existe uma postura ecológica integral sem o contato direto com os estratos naturais preservados na região de origem de cada um.