Estudantes conhecem o processo de produção industrial
31 de agosto de 2015 Notícias

O contato com a prática, associado à análise teórica, desenvolvida em sala de aula, enriquece a aprendizagem. Por isso, os estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha visitaram a Indústria de Chocolates Nestlé, em Caçapava, no interior de São Paulo.

nestleDurante a visita de estudos, os adolescentes puderam verificar a dinâmica do espaço geográfico, na área de produção industrial.  Por meio de conversas com os moradores da localidade, os estudantes puderam perceber a importância da agricultura, a atividade originalmente preponderante da cidade, e as mudanças econômicas e sociais desencadeadas pela sua industrialização, a partir da instalação da Nestlé, em 1971.

Na indústria, eles observaram o processo produtivo utilizado: o “Just In Time”, conhecido também como Toyotismo. Além disso, levantaram questões motivadas pelos estudos sobre a Globalização e a produção industrial, desenvolvidos na disciplina de geografia. Além disso, entenderam a posição do Brasil como um país emergente pautando-o na importância dos estudos sobre as economias emergentes e desenvolvidas como a estadunidense –  a grande controladora da economia do nosso continente.

Após a aprendizagem, com análise e discussões em aula e a visita, eles realizarão produções criativas e interativas, usando novas mídias.

 

  • Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos