Como atividade de culminância do estudo sobre o artista brasileiro Vik Muniz, desenvolvido durante o segundo trimestre letivo, na disciplina Artes, os educandos matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha criaram obras inspiradas na produção artística documentada em “Lixo Extraordinário”.
Para isso, cada estudante colocou sua criatividade em ação, escolhendo quais materiais recicláveis utilizaria. Afinal, Vik – que é conhecido por fazer uso de técnicas diversas e por empregar materiais inusitados, como resíduos e ingredientes culinários em suas obras – utilizou o lixo depositado no aterro sanitário de Jardim Gramacho como matéria-prima para a produção de retratos dos recicladores que ali buscam o sustento de suas famílias. O processo criativo do artista plástico, registrado no documentário “Lixo Extraordinário”, foi premiado no Festival de Sundance e no Festival de Berlim, em 2010.
Além de assistir ao longa-metragem, o contato dos estudantes com o artista deu-se por meio de aula invertida, na qual cada um deles pesquisou, orientado pelas educadoras quanto às fontes de pesquisa, a biografia do autor e sua arte, na internet.