Proposto pela Coordenação do Ensino Fundamental I, o desafio “Latinhas Campeãs” estimulou, entre as crianças matriculadas nesse nível de ensino, a consciência sobre a importância do reaproveitamento de resíduos recicláveis.
De acordo com a coordenadora Educacional, Fabiana dos Santos, a ideia surgiu da visita a uma exposição, realizada no interior de São Paulo, e do tema da Campanha da Fraternidade de 2017 – que propõe, além do estudo dos biomas brasileiros, a promoção de relações respeitosas com o meio, com a vida e com a cultura dos povos que os habitam. “Como a reciclagem é uma das maneiras de reduzir o impacto que os seres humanos causam sobre o meio ambiente, procuramos envolver os educandos em um dos seus processos”, comenta.
Para isso, após terem descoberto, por meio de pesquisa, que o alumínio é o material mais reciclado no Brasil, os estudantes com idade entre seis e 10 anos foram desafiados a arrecadar latinhas.
Mobilizando amigos, familiares e vizinhos, em apenas três meses, eles coletaram 1,17 tonelada de latas de alumínio. O volume, reflexo da dedicação das crianças e do envolvimento da comunidade, surpreendeu a diretora escolar, Irmã Elena Bini. “Quando iniciamos o projeto “Latinhas Campeãs”, não imaginávamos a proporção que ele tomaria. Arrecadar mais de uma tonelada de latinhas é motivo de orgulho e alegria! Nossos alunos são uma benção para o Colégio e para o mundo”, afirma.
A iniciativa chamou a atenção, também, dos moradores do bairro onde a instituição de ensino está localizada. Por isso, foi noticiada, tanto em versão on-line quanto impressa, pelo Jornal Ipiranga News. Clique aqui para conferir.