Falar em ensino híbrido significa partir do pressuposto de que não há uma única forma de aprender e, por consequência, não há um único modo de ensinar. Nessa perspectiva, para que os processos de ensino e de aprendizagem sejam bem-sucedidos, resultando na construção de saberes significativos para a vida presente e futura dos educandos, propõem-se práticas colaborativas, com foco no compartilhamento de experiências e nas interações com o grupo, sejam elas pelas tecnologias digitais ou por discussões em sala de aula e pela utilização de variados materiais. Assim foi a atividade diferenciada proposta aos educandos matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha, durante a última semana.
Em um primeiro momento, foi utilizado o método de “Sala de Aula Invertida”, no qual a teoria é estudada em casa, por meio da internet, enquanto a sala de aula é utilizada para discussões e para a resolução de atividades, entre outras propostas. Dessa forma, os estudantes desenvolvem o pensamento crítico e apresentam melhor compreensão conceitual.
Outro procedimento utilizado foi o de “Rotação por Estações”, no qual os estudantes são reunidos em grupos que realizam tarefas específicas. Após determinado tempo, eles revezam. A dinâmica prossegue até que todos tenham passado por todas as estações. Assim, as atividades promovem a construção do conhecimento, por meio de estratégias diversas, entre todos os estudantes.
Veja alguns depoimentos dos educandos neste vídeo .