Comemorado à véspera do início da primavera, o Dia da Árvore objetiva conscientizar os brasileiros a respeito da preservação daquelas que, além de reter o dióxido de carbono em excesso, fornecem boa parte do oxigênio utilizado na respiração humana e animal.
Por isso, na data – celebrada na última sexta-feira (21) -, as crianças matriculadas no Integral Notre Dame participaram ativamente do plantio de uma pitangueira. Enquanto isso, aprenderam que a árvore é nativa da Mata Atlântica e que seu fruto recebeu denominação com origem Tupi, que significa “vermelha”. As educadoras, ainda, informaram-lhes que a pitanga é uma fruta bastante nutritiva, rica em vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, além de fósforo, ferro, potássio e cálcio – minerais com propriedades adstringentes, antivirais, antirreumáticas, analgésicas, vermífugas e diuréticas, entre outras.
Antes do plantio, contudo, os educandos foram convidados a refletir acerca dos reflexos do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais, enquanto, em sala de aula, participavam de atividade lúdica, na qual foram utilizados materiais recicláveis.
Dessa maneira, constataram que as árvores fornecem sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a umidade do ar, diminuem a poluição, mantêm o solo firme e fornecem abrigo para pássaros e outros animais, além de fornecer aos homens madeira, frutos, flores e matérias-primas para fabricação de borracha, papel e, até mesmo, remédios. Por isso, seu manejo consciente é de vital importância, concluíram.