Com o objetivo de oportunizar o aprofundamento dos conhecimentos artísticos e históricos já construídos, o Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos promoveu, no começo do mês, uma visita a três museus.
Realizada pelos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio, ela possibilitou que os adolescentes observassem as peculiaridades do Modernismo. Afinal, em um dos mais importantes museus de arte do Brasil, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, puderam analisar obras de artistas como Anita Malfatti, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.
Além disso, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, os jovens prestigiaram exemplares impressionistas – como quadros de Cézanne, Degas, Manet, Monet e Renoir – e pós-impressionistas – como as de autoria de Gauguin, Toulouse-Lautrec e Van Gogh.
Ambas as visitas, como conclui a docente, Silvia Boulos, possibilitaram a experiência de estar frente a frente com obras icônicas já estudadas.
Já no Memorial da Resistência – dedicado à preservação das memórias da resistência e da repressão política do Brasil, desde a instauração do regime republicano, em 1889, até a atualidade -, os educandos tiveram acesso a documentos que os convidaram à reflexão acerca da democracia, além de comprovar fatos marcantes da história nacional.