O cultivo de uma horta favorece a qualidade de vida, pois o envolvimento com a produção de alimentos oportuniza o relaxamento comum ao contato com a natureza, além de despertar o interesse pelos sabores dos legumes e das verduras – itens essenciais a uma alimentação equilibrada.
Com tal motivação, os educandos matriculados no Integral Notre Dame foram desafiados a participar, ao longo do mês de maio, do plantio e da manutenção nutricional do solo, a fim de produzir alimentos de forma orgânica.
A iniciativa surgiu após a troca dos bebedouros do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos que, substituídos por modelos mais modernos, foram instalados nas dependências da Atividade Extracurricular, onde serviriam de canteiros.
Antes de efetuar o plantio, contudo, as crianças foram informadas, pelo docente de Biologia, Wagner Garduzi, sobre a necessidade de preparar o solo adequadamente. Além disso, aprenderam a produzir um adubo, por meio da técnica de compostagem. Para tanto, utilizaram os resíduos orgânicos provenientes da cantina escolar e serragem.