Na última sexta-feira (26), os educandos do 1º Ano do Ensino Fundamental participaram de uma atividade lúdica e multidisciplinar, que lhes possibilitou exercitar a leitura e as operações matemáticas, além de aprender noções de Educação Financeira.
Antes de fazer compras em um mercadinho fictício, contudo, as crianças compreenderam, por meio de explicações da educadora, Rosangela Stokna, como funciona o sistema monetário nacional – sua origem, sua importância e suas aplicações no cotidiano.
Aptos a identificar as características das cédulas e das moedas, assim como os seus respetivos valores, os educandos, então, deveriam “comprar” os itens listados previamente pela docente, utilizando o dinheiro cenográfico disponibilizado no livro didático de Matemática.
Dessa maneira, foram desafiados a, primeiramente, exercitar a leitura da lista, ampliando, também, seu vocabulário. Em seguida, as crianças deveriam procurar pelos produtos, somar seus valores, verificar se eram capazes de adquiri-los, pagá-los e conferir o troco, quando necessário. Assim, desenvolveu-se a habilidade de calcular mentalmente, utilizando as operações de soma e subtração, ao mesmo tempo em que se estimulou a compreensão de que nem sempre se pode comprar aquilo que deseja.
Dessa maneira, avalia Rosangela, a prática possibilitou um aprendizado enriquecedor, pois permitiu que os educandos aplicassem os conhecimentos construídos, reproduzindo ações comuns ao cotidiano, como a de comprar o próprio lanche.