Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos promove a terceira Gincana Pastoral
20 de maio de 2019 Notícias, Pastoral, Portal Pastoral , , , ,

Com o intuito de despertar valores e favorecer a humanização, enquanto oportuniza que os estudantes matriculados do 8º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio socializem,  o Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos promove, pela terceira vez, a Gincana Pastoral.

_DSC0064A competição escolar, de acordo com o organizador, Francisco Rocha, representa, ainda, a possibilidade de demonstrar e aprimorar habilidades artísticas, culturais, espirituais, esportivas e solidárias, além das organizacionais. Afinal, as tarefas propostas exploram diferentes capacidades, com ênfase na de atuar coletivamente – o que pressupõe empatia e cooperação.

Neste ano, elas foram norteadas, pelo tema da Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e Políticas Públicas”. Por isso, desafiaram  os integrantes das três equipes a refletir acerca dos direitos e deveres do cidadão, em prol do bem comum.

Cada um dos grupos, composto por 55 a 60 educandos e identificado por cores, foi formado em fevereiro. Mas, foi apenas em março que seus integrantes conheceram as provas que realizariam com esmero, a fim de somar pontos.

IMG_6348Elas, contudo, tiveram sua culminância entre 10 e 13 de maio – período em que foram disputadas ou tiveram seu cumprimento comprovado. Entre elas, estavam a criação de um retrato de Santa Júlia Billiart como um personagem deste século, a pintura criativa dos muros da instituição de ensino, a elaboração de coreografias, paródias musicais e poesias, a apresentação de músicas instrumentais, a participação em jogos de perguntas e respostas e de soletração, a disputa de partidas de Basquete, Futsal e Vôlei e o envolvimento em atividades psicomotoras.

_DSC0318Além disso, as tarefas incluíram arrecadação de alimentos e/ou roupas que seriam destinados a entidades assistenciais e entrevista a ex-alunos, na qual deveriam ser questionados a respeito da importância das Políticas Públicas para que se alcance a justiça social. Desse modo, como destaca Francisco, a Gincana contribuiu para que os estudantes colaborassem com a transformação da sociedade, fosse ajudando ao próximo ou tornando-se multiplicadores de conhecimentos e virtudes.

Veja mais fotos:

  • Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos