Além de dispor de um acervo de mais de 20mil exemplares – que é atualizado frequentemente, a fim de oferecer à comunidade educativa obras clássicas cuja leitura é exigida em vestibulares, lançamentos da cultura pop, revistas especializadas e jornais diários -, a Biblioteca Central do Colégio Notre Dame Rainha também promove projetos que, de acordo com a bibliotecária, Zenúbia Gomes, incentivam a leitura e aproximam estudantes, educadores e funcionários da instituição de ensino do ambiente.
A primeira iniciativa realizada em 2016 foi a confecção de um mural colaborativo, no qual os frequentadores do espaço puderam expor seus desejos para o ano. Além dos anseios dos leitores, nele também são sugeridos livros e propostas discussões sobre temas pertinentes, com atualização mensal.
Ao longo do ano letivo, ainda, serão desenvolvidos o projeto “Leitor do Ano” – que premia os leitores que mais emprestam obras da Biblioteca Central – e as atividades “Roda de Leitura” e “A Hora do Conto” – que estimulam os pequenos leitores a estar em contato com as narrativas, escolhidas de acordo com o temática estudada em sala de aula. Debates, voltados aos educandos do Ensino Médio, sobre livros cujo conhecimento é cobrado nos concursos vestibulares também serão promovidos.
Além dessas atividades, que já são conhecidas da comunidade escolar, novos projetos como “Biblioteca em Movimento” – que pretende levar as obras para os ambientes de convívio do Colégio – e “Bate Papo na Biblioteca: Valores” serão apresentados, ainda no primeiro semestre letivo, aos estudantes, docentes e colaboradores Notre Dame.