Assim que retornaram às aulas, os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Rainha participaram de uma atividade com o intuito de exercitar o raciocínio e a compreensão textual. Proposta nas disciplinas de Literatura e de Redação, ela consistia em uma gincana, composta por 20 tarefas.
A primeira delas desafiava os adolescentes a realizar a atividade com tanta rapidez quanto fosse possível. Por isso, a maioria deles não fez a leitura completa da descrição da tarefa, antes de começar a executá-la. Dessa forma, apenas os mais atentos seguiram a indicação final, aquela que orientava que apenas a terceira proposição deveria ser realizada.
O exercício, de acordo com o educador que o idealizou, Marcelo Luis, chama a atenção para que os educandos leiam e compreendam todas as indicações, antes de tomar uma atitude. “Serve não apenas para o trabalho em sala de aula, mas também como um aprendizado para vida: é preciso termos calma e analisar todas as possibilidades”, comenta o docente.