Ao longo de julho, as crianças matriculadas no Integral Notre Dame desfrutaram de uma programação especial, idealizada com o intuito de favorecer a recreação e o seu desenvolvimento cognitivo, criativo, psicomotor e social, como explica a coordenadora Educacional da Atividade Extracurricular, Elisângela Galdino. “O objetivo foi propor atividades diferentes, motivadoras e atrativas às crianças, para que elas pudessem aprender, de forma lúdica e leve, pois, por meio de brincadeiras, elas ampliam conhecimentos sobre si, sobre o que está ao seu redor e sobre o mundo”, conclui.
Para tanto, a cada dia, os educandos vivenciavam diferentes experiências. A primeira delas foi uma visita à Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, onde receberam a bênção, para que desfrutassem com intensidade e sabedoria das oportunidades oferecidas a eles, durante as férias escolares.
Ainda na primeira semana de programação diferenciada, as crianças confeccionaram brinquedos com sucatas e participaram de um piquenique – atividades que lhes possibilitaram compreender noções de reciclagem e de alimentação saudável. Além disso, foram até a feira do bairro, praticaram esportes e assistiram a jogo da Copa do Mundo de Futebol.
A semana seguinte teve como ponto alto uma visita ao Sítio Primavera – sede campestre da instituição de ensino, que possibilita aos educandos lazer e contato com a natureza. Elas, ainda, exercitaram a psicomotricidade e a criatividade, enquanto disputavam corrida de obstáculos e participavam de Oficina de Arte. Além disso, em Aula de Culinária, prepararam Goiabinhas – que foram degustadas no lanche da tarde.
Uma sessão de cinema, em um dia frio e nublado; o preparo de deliciosas pizzas de presunto e queijo; a oportunidade de brincar em barracas montadas nos diferentes ambientes escolares; um dia para partilhar seus brinquedos preferidos com os colegas; e um passeio pela Sociedade Hispano Brasileira preencheram a terceira semana das Férias no Integral.
Na quarta, os educandos assistiram à encenação, protagonizada pelas suas educadoras, de “Maria vai com as outras” – obra escrita por Sylvia Orthof que, por meio de situações cômicas, estimula a reflexão acerca da autonomia. Eles, também, exercitaram a criatividade, por meio da técnica “Barbante de Tinta” – que consiste em molhar um barbante em tinta guache, antes de colocá-lo sobre o papel, que, posteriormente, é dobrado ao meio, para que se retire o fio, resultando em uma imagem simétrica e única, que pode ser interpretada livremente. As crianças, ainda, interagiram umas com as outras, enquanto ouviam músicas e dançavam, e participaram de uma Festa “Julina”.
Por fim, foram realizadas Oficina de Jogos, nova Aula de Culinária – na qual se preparou um bolo de milho – e uma Festa do Brega.