Desde 2016, os católicos brasileiros são convidados a recordar e agradecer à Nossa Senhora Aparecida pelas bençãos alcançadas por seu intermédio. Isso porque, em razão do jubileu de 300 anos do encontro da sua imagem, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano Nacional Mariano.
A celebração, que se estende até a Festa Litúrgica daquela que foi designada como Padroeira do Brasil – comemorada em 12 outubro – sugere, ainda, que reflitam sobre o papel da mãe de Jesus, a fim de compreender o significado do seu “sim” a Deus e do seu exemplo de vida.
Foi com o intuito de disponibilizar aos seus colaboradores um momento para que meditem sobre esses temas que, após seu período de férias, os educadores e funcionários do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos participaram de Encontro de Formação, conduzido pela Irmã Alcídia Guareschi.
Na segunda-feira (31), após a acolhida da equipe de direção e de Pastoral Escolar, a religiosa discorreu sobre o tema “A Missão de Maria na História da Salvação”, evidenciando o seu lado forte. “Ela não era uma menina ingênua e fraca, mas uma mulher forte, consciente, questionadora e atenta à realidade, como devemos ser”, afirmou.
Além disso, Irmã Alcídia relacionou os ensinamentos da mãe do filho de Deus ao Carisma das Irmãs de Notre Dame – Congregação fundada, em 1804, por Júlia Billiart e que é identificada pelo título “Nossa Senhora”, em francês. Por fim, aconselhou a família Notre Dame Rainha a plantar, no coração de cada um, a semente da esperança. “A história da salvação está repleta de exemplos de superação”, encorajou.
Para o agente de Pastoral Escolar, Francisco Rocha, as palavras e a vivência espiritual da religiosa tocaram-no profundamente. “Fez calor em nós a palavra de Deus e a figura de Maria, assim como a humanidade de Santa Júlia Billiart”, comenta.