Na próxima sexta-feira (21), comemora-se, nacionalmente, o Dia do Adolescente. Por isso, o Colégio Notre Dame Rainha promoveu uma atividade de orientação acerca da saúde masculina, especialmente durante a juventude.
Partindo do pressuposto de que já é comum que as famílias recomendem às adolescentes que consultem o ginecologista, assim que menstruam, o foco da palestra – ministrada pelo urologista e PhD em Reprodução Humana, Daniel Zylbersztejn – ateve-se às doenças que podem acometer os garotos, vindo a comprometer, no futuro, a capacidade fértil.
Direcionada aos estudantes matriculados do 8º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, a iniciativa visou desmistificar que o profissional dessa área médica deva ser procurado, somente, por adultos e idosos.
Para tanto, reunidos no Auditório da instituição de ensino, os adolescentes foram orientados sobre os cuidados que devem adotar, para preservar a sua saúde. O convidado, por exemplo, abordou questões relacionadas à vida sexual e à principal causa de infertilidade primária masculina, a Varicocele, além de outras causas da perda de potencial de fertilidade – que podem ser detectadas e tratadas, ainda na juventude.
O profissional, ainda, informou os educandos que o uso de drogas lícitas e ilícitas, assim como a obesidade, pode desencadear problemas de fertilidade.
Ao término da palestra, Daniel dispôs-se a sanar dúvidas do público.