Uma leitura da realidade que possibilita o planejamento da vida e a realização individual e coletiva, a Educação Financeira, quando trabalhada nos primeiros anos da vida escolar, favorece o desenvolvimento da capacidade de estipular formas de alcançar seus planos. Afinal, a escola é um ambiente onde as crianças e os adolescentes constroem conhecimentos que vão além dos cognitivos, incluindo a habilidade de administrar e planejar a própria vida, de modo que aprendem a descobrir meios para solucionar conflitos e a fazer escolhas.
Tal compreensão motiva a realização do Projeto Empreendedorismo, que, voltado aos educandos do 3º Ano do Ensino Fundamental, tem como obra norteadora “O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos”.
Por isso, a leitura do livro paradidático – que narra a história de um menino que foi presenteado com três cofrinhos por sua mãe, descobrindo que eles podem ajudá-lo a realizar seus sonhos, caso armazene neles parte das moedas que passarem por suas mãos – motivou, na última terça-feira (26), a confecção de porquinhos de papel.
As dobraduras serão usadas para, assim como na narrativa, guardar as moedas que tornarão possível a concretização, a curto prazo, de um sonho.
Desse modo, como comenta a docente Andreia Hellmeister, a experiencia viabilizará a aprendizagem acerca do planejamento financeiro, que enfatiza a importância de poupar dinheiro, contribuindo para a formação de cidadãos mais hábeis em administrar a vida financeira.