Na quarta-feira (17) da última semana, os educandos do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos visitaram a Fazenda Nossa Senhora da Conceição – antiga produtora de café, a fim de complementar saberes sobre a História brasileira.
Localizado no município de Jundiaí, o destino da saída pedagógica iniciou suas atividades em 1810, com o cultivo da cana-de-açúcar. A partir de 1850, contudo, passou a produzir café.
Com mão de obra escrava, nos 3 mil alqueires de propriedade de Francisco José da Conceição, o Barão de Serra Negra, eram cultivados, cerca de, 350 mil pés de café. A partir de 1882, imigrantes italianos também passaram a trabalhar na Fazenda. Motivados pelo clima da região, eles, então, implantaram o cultivo da uva, criando um novo ciclo na história da propriedade rural.
Por isso, em sua visita, os estudantes puderam conhecer todas as etapas do cultivo do café, desde a produção de mudas até a moagem dos grãos, passando pela colheita, pela lavagem, pela secagem, pelo beneficiamento e pela torrefação. Eles, ainda, conheceram o museu do café, a casa sede, a senzala doméstica – destinada aos escravos que trabalhavam na residência do Barão, a senzala braçal – para aqueles que lidavam no cultivo do café, a capela e a colônia onde viveram os imigrantes.
Dessa maneira, como comenta a docente, Lilian Massaki, a saída pedagógica proporcionou às crianças a oportunidade de entrar em contato com vestígios de um importante momento histórico, complementando os estudos já empreendidos e preparando-os para melhor assimilar os próximos conteúdos.