Comemorado há alguns anos pelo Colégio Notre Dame Rainha, como parte do projeto pedagógico “Viva a Diferença – Diga Não ao Bullying”, o Dia da Gentileza é realizado, segundo a sua idealizadora, a psicopedagoga Elaine Amorim, a fim de que mensagens de amor e de paz sejam espalhadas pela instituição de ensino e interiorizada por toda a sua comunidade educativa.
Em 2016, o tema escolhido para nortear as reflexões da comemoração foi a Escola Inclusiva. Sob o lema “Inclusão é sair da escola dos diferentes e promover a escola das diferenças”, o Dia da Gentileza estimulou que cada estudante enxergasse a diferença no outro e, assim, aprendesse a respeitá-la.
Para isso, os educandos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio assistiram a filmes que representavam o tema, além de terem realizado tarefas em equipe, como a disputa de jogos cooperativos e a montagem de slogans. Já, as crianças matriculadas na Educação Infantil plantaram sementes para um mundo melhor, numa alusão, também, ao tema da Campanha Fraternidade Ecumênica de 2016 – “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”. Elas ainda confeccionaram bonecos que incentivam o uso das “palavrinhas mágicas”: obrigada, com licença, desculpe e por favor. Enquanto isso, os estudantes de todos os segmentos do Ensino Fundamental I participaram de atividades nas quais exprimiram palavras gentis, fosse por meio de bonecos, de balões de ou fitas da sorte.
A esses e a todos os demais educandos, a diretora do Colégio Notre Dame Rainha, Irmã Elena Bini, encorajou a persistir na promoção da gentileza. “Continuem espalhando amor e gratidão não somente neste dia, mas em todos os outros. Assim, faremos um mundo melhor”, enfatizou.