Em visita ao Parque Varvito em Itu, no interior paulista, os estudantes da 2ª Série do Ensino Médio, acompanhados pelos educadores Wagner Garduzi e Tânia Mainardi, complementaram seus conhecimentos geográficos, químicos e biológicos.
Às margens do Rio Tietê, os adolescentes puderam observar a poluição, além da rocha sedimentar que dá nome ao espaço. Ela é única, pois é formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou de camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.
Em termos geológicos, o Varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul. Essas e outras
Os educandos ainda prestigiaram a exposição de fotos, textos e imagens explicativas mantida permanentemente no Parque e visitaram a Praça do Eco, a Cascata do Antanho, o Lago dos Fósseis, a Vereda dos Seixos, a Trilha Bentônica, o Anfiteatro Gondvana, a Gruta Lágrima do Tempo, o Bosque dos Matacões e o Lago Jurássico.