Formação de colaboradores promove o uso consciente do dinheiro
28 de outubro de 2015 Notícias

Em tempos de crise, saber administrar o dinheiro é ainda mais importante. Por isso,  o Colégio Notre Dame Rainha convidou as instrutoras do Serviço Social da Indústria (SESI- SP), Regina Calia e Suelen de Paula, para compartilhar com os seus colaboradores algumas dicas aplicáveis ao cotidiano sobre como usar conscientemente os rendimentos. Em um dos encontros de formação profissional de colaboradores, realizados periodicamente pela instituição de ensino, as convidadas ministraram o curso “Administre seu dinheiro de forma consciente”.

2

Durante ele, Suelen explicou que as pequenas economias podem ser revertidas em grandes investimentos futuros. “Começando a poupar um pouco por mês, de acordo com os rendimentos, no final de um ano, é possível ter acumulado um 14º salário, que pode ser usado exclusivamente nas despesas de final de ano ou em algum imprevisto”, exemplificou. Regina ainda acrescentou que o uso consciente do dinheiro também está atrelado ao consumo consciente de itens fundamentais. De acordo com ela, atitudes como apagar a luz ao sair de um cômodo, passar as roupas de uma só vez ou manter a torneira fechada sempre que possível podem diminuir consideravelmente as contas de casa, gerando economia e preservação dos recursos naturais.

Os próprios colaboradores do Colégio Notre Dame Rainha também deram dividiram suas dicas de economia, atém de terem detectado que tipo de consumidores são: consumistas, conscientes, alienados ou compulsivos. O inspetor Eder Araújo, por exemplo, percebeu que é um consumidor consciente, pois tenta priorizar a economia, mesmo que, às vezes, seja consumista.

3Para que o comportamento financeiro mantenha-se constantemente consciente, Suelen sugeriu que se use uma planilha de gastos para administrar o dinheiro. Assim, é possível analisar com o que se pode gastar menos. A secretária escolar, Rosana Buscarino, afirmou que usará o método. “Com a planilha, vou poder averiguar para onde está indo o dinheiro que nunca sabemos com o que foi gasto”, comenta.

  • Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos