Exaltando um dos principais valores da pedagogia Notre Dame, estudantes refletiram sobre o significado da família
Um gesto imprimiu a intimidade e o comprometimento afetivo daqueles que dedicaram seu tempo para expressar, em palavras manuscritas, o sentimento mais puro: o amor. Ao passo que os envelopes alcançavam e eram abertos pelas mãos de cada estudante, lágrimas percorreriam suas faces, sendo despertadas pela leitura da mensagem contida na correspondência. Endereçadas pelos familiares, as letras impressas no papel foram entregues aos protagonistas do Encontro Nacional da Juventude 2023, na manhã chuvosa desta sexta-feira (22).
Retribuindo a surpresa, com o intuito de refletir e valorizar as vivências em família, os ensinamentos recebidos, e, claro, o carinho depositado nas ações diárias, nos seus grupos de trabalho, os participantes também foram convidados a externarem os sentimentos, respondendo aos seus, como meio de agradecer o tanto que lhes foi acrescido ao longo da vida.
As atividades do terceiro dia do evento também foram marcadas pelos conselhos, deixados em cartas, por àquela que idealizou e concretizou uma congregação religiosa comprometida na formação integral de crianças e adolescente: Santa Júlia Billiart. Ao receberem uma mensagem elaborada pela Irmã de Notre Dame, Alcídia Guareschi, a qual menciona trechos dessa personalidade francesa, os jovens trouxeram ao pensamento a grandeza da bondade, da fé e da coragem da santa na sua missão de educar. Além disso, foram lembrados do quanto Júlia inspirou as missionárias de Nossa Senhora, que, há 100 anos, vieram para o Brasil imbuídas pelo espírito de tornar o bom Deus ainda mais conhecido e amado.