Sessão de autógrafos ocorreu nas dependências do Colégio Notre Dame Rainha
Atuando na construção de saberes na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Rainha há 17 anos, a ex-aluna e escritora Mariana Jansen lançou, recentemente, o segundo livro infantil da sua carreira intitulado “Roda e Gira”. Utilizando-se da música e da poesia para versar sobre a temática da inclusão, a obra foi recebida com uma sessão de autógrafos especial, a qual foi realizada no Espaço Interativo do educandário. O evento contou com a participação de amigos, familiares e da comunidade educativa que, entre um autógrafo e outro, externaram a admiração sentida pela autora.
A trajetória de Mariana no Colégio iniciou há 30 anos. Afinal, ela foi estudante do Notre Dame do 3º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. Em 2001, ingressou na instituição de ensino como auxiliar na Educação Infantil, retornando em 2003 como estagiária. Dois anos após, ela passou a atuar como professora substituta e, no ano seguinte, foi promovida à educadora, função a qual segue desempenhando. “É um orgulho, uma alegria e uma satisfação imensa eu poder, dentro de um espaço que me acolheu como estudante, como auxiliar, como professora e como mãe, divulgar meu eu de autora”, contou.
Abordando uma temática pouco discutida junto ao público infantil, a educadora refletiu sobre a importância de trazer o assunto da inclusão em histórias e vivências com as crianças, destacando, ainda, a participação de um membro da sua família no desenvolvimento da obra. “Pude realizar o desejo de ter um livro com minha irmã, sendo ela a ilustradora. E, tornou-se ainda mais rico, por ter também se transformado em música, contendo tudo que criança adora: história, desenhos coloridos e canção.”, enfatizou a escritora.
Do período como educanda, Mariana relembra que, quando estava no 6º Ano, a sua então professora de Português solicitou a redação de um texto dedicado aos pais, e ela o fez em forma de poesia. “Além disso, quando havia alguma data importante eu gostava de me declarar e escrever para a pessoa. Assim, eu escrevia em aniversários, festas de final de ano, e muita gente delegava a mim com frases como: ‘A Jansen escreve!’. E eu assumia o desafio”, contou a autora sobre como sentia-se uma referência na escrita para os colegas enquanto estudante Notre Dame.
A vida de escritora desenhou-se, então, quando ela ganhou do namorado, e atual marido, um caderninho que foi batizado como: “Um pequeno espaço para impressões, sentimentos e sonhos”. “Foi a partir daí que eu passei a registrar meus textos, também coloquei eles nas redes sociais e em blogs”, revelou.
Sobre o processo criativo, Mariana conta que o cotidiano e as experiências, dentro e fora da sala de aula, são suas fontes de inspiração. “Minha vivência me inspira. As experiências em sala de aula com as crianças, às vezes uma música desperta uma ideia, ou uma cena inusitada que vejo na rua. E me tornar mãe também. Chego a perder o sono e, então, rascunho a ideia no caderno para que ela não fuja”, finalizou.
Primeira publicação
Em 2022, tratando da ansiedade presente na criança na etapa da troca da primeira dentição, Mariana Jansen publica seu primeiro livro infantil, “Dente Mole”, cuja narrativa foi inspirada no primeiro dente que caiu de Tiago, seu filho. Esse é um livro que, de acordo com a autora, lhe trouxe muito entusiasmo para seguir escrevendo.