Uma das maiores tendências em Educação, o Ensino Híbrido é uma metodologia que promove a reorganização do tempo e do espaço de construção de saberes, além de redefinir os papéis de docente e estudante, de modo a favorecer o desenvolvimento da autonomia para a evolução intelectual. Para isso, promove a integração dos processos pedagógicos à tecnologia.
No Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, os educandos experimentam, comumente, a Rotação por Estações – uma das possibilidades de adoção do método, que possibilita a participação em diversas dinâmicas sobre um mesmo tema.
No 5º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, as regiões do Brasil motivaram a organização, pelas educadoras Lourdes Abrantes e Fabiana Cabral, de quatro estações – nas quais foram exploradas competências manuais e sociais, além das habilidades de manipular a tecnologia.
Antes de percorrê-las, porém, as crianças assistiram a um vídeo no qual são esclarecidas as diferenças entre a divisão regional proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger.
Em seguida, responderam a um quizz virtual, elaboraram um mapa do país segundo a sua divisão regional oficial, revisaram conteúdos e confeccionaram um cartão postal – no qual apresentavam as especificidades do Sudeste, assim como da sua cidade natal.