O conceito de “Eletrostática” – área da Eletricidade que estuda as cargas elétricas em estado de repouso – inspirou os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio a “colocar a mão na massa”. Afinal, com o intuito de oportunizar a fixação dos conhecimentos já construídos, a docente de Física, Jocemar de Lima, desafiou os adolescentes a elaborar experimentos capazes de reproduzir o fenômeno.
Eles, então, assumiram o papel de protagonistas da própria aprendizagem, tomando decisões acerca dos projetos que seriam desenvolvidos – atitudes comuns à cultura Maker, como descreve a educadora. “Maker é um termo que remete às pessoas que costumam construir coisas, consertar objetos, compreender como eles funcionam… No âmbito escolar, a adoção do ‘faça você mesmo’ possibilita que o educando se aproprie de técnicas que o permitem tornar-se produtor do conhecimento”, afirma, esclarecendo que o educador assume o papel de facilitador ou mediador do processo de aprendizagem, deixando os estudantes livres para construir saberes que vão além dos ligados ao currículo escolar.