A Rotação por Estações é uma metodologia característica do Ensino Híbrido, que proporciona ao educando a participação em diversas atividades, a fim de construir saberes significativos.
Na última quinta-feira (18), por exemplo, o método foi adotado para que os estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental ampliassem seus conhecimentos sobre os astros e os planetas que compõem o Sistema Solar. Para isso, durante os cinco estágios idealizados pelas educadoras Anik Telles e Lilian Massaki, foram exploradas competências manuais e sociais, além de habilidades em manipular a tecnologia.
Na primeira das estações, as crianças deveriam responder, com tablets em punho, um quizz disponibilizado na plataforma interativa Kahhot. Na seguinte, assistiram, utilizando laptops, a vídeos sobre o Sistema Solar. Na terceira, os educandos confeccionaram cartazes, representando com papéis coloridos o conjunto constituído pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob o seu domínio gravitacional. Na penúltima, responderam a uma ficha de exercícios. Por fim, observaram o Sistema Solar, por meio de uma “viagem pelo espaço” – possibilitada pelo uso de óculos de realidade virtual.