A passagem para um próximo nível de ensino, naturalmente, gera expectativa nas crianças e nos adolescentes. Afinal, a rotina a qual estão adaptados é intensamente alterada, favorecendo, concomitantemente, a autonomia, o amadurecimento e o desenvolvimento de novas habilidades e competências.
A progressão do 5º para o 6º Ano, por exemplo, é marcada pela ampliação no número de disciplinas e docentes e ocorre associada às mudanças físicas e emocionais comuns à transição da infância para a adolescência.
A fim de atenuar o impacto dessa mudança, o Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos desenvolve a ação intitulada “Rumo ao 6º Ano” – que integra o Projeto Passagem, realizado com o intuito de introduzir os educandos às particularidades do segmento seguinte, além de oportunizar o entrosamento do grupo.
Para tanto, a iniciativa – capitaneada pelas Coordenações Pedagógicas dos dois níveis do Ensino Fundamental – promove vivências que favorecem a tranquilidade frente aos novos desafios, pois apresenta a grade curricular e o corpo docente, ao mesmo tempo em que favorece a construção de novos conhecimentos.
Na última quinta-feira (11), por exemplo, os educandos assistiram a uma Aula Magna de Língua Inglesa.
Ministrada pela educadora Alessandra Parreira, ela conduziu as crianças por uma viagem aos países que têm o idioma como língua materna.
Para isso, os estudantes, inicialmente, receberam seus “passaportes” – documentos que deveriam manter até o final da aula, na qual foi enfatizada a importância do inglês para a vida, além de oportunizar o reconhecimento das diferenças de pronúncia entre americanos e britânicos, a realização de práticas de entonação e a compreensão de curiosidades gramaticais. Tudo isso, de forma animada e tendo músicas e filmes como elementos norteadores. Dessa maneira, a dinâmica proporcionou às crianças uma imersão em metodologia ativa de aprendizagem – priorizada no Ensino Fundamental II, como descreve a docente.