Com o objetivo de possibilitar o exercício do conhecimento, na última quinta-feira (14), os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental foram apresentados ao jogo matemático Matix – um quebra-cabeça que objetiva favorecer o desenvolvimento do pensamento matemático e do raciocínio lógico, por meio da interpretação de informações, da busca por soluções, do levantamento de hipóteses e do debate acerca de diferentes pontos de vista.
Antes de solucionar – conforme foi proposto pela educadora de Matemática, Rosana Vitor – as operações com Números Inteiros, os educandos, contudo, foram divididos em grupos e confeccionaram os próprios tabuleiros e peças.
Desse modo, além de possibilitar o exercício do conteúdo programático, a atividade favoreceu o aprimoramento das habilidades de estratégia e reflexão e oportunizou a expressão da criatividade e a interação entre os colegas.
Afinal, como explica a docente, os jogadores têm, durante a partida, a possibilidade de anteciparem-se às jogadas, desenvolvendo estratégias de ação. “No início, eles tendem a escolher as peças com maior valor, deixando as de menor valor para o fim. Com o tempo, vão percebendo que existem outras maneiras de se obter um maior número de pontos, inclusive criando “armadilhas” para o adversário”, comenta.