Com o objetivo de favorecer a proficiência, uma atividade de imersão na Língua Inglesa foi proposta aos educandos inscritos no Integral Notre Dame.
Orientada pela docente do idioma, Alessandra Martins, a ação pedagógica promoveu, de maneira eficiente e prática, a relação entre os aprendizados e o meio social, além de oportunizar o exercício de saberes já construídos nas diferentes Áreas do Conhecimento. Para tanto, reproduziu uma viagem a um país que tem o Inglês como sua língua nativa: a Inglaterra.
Em sala de aula, as crianças apropriaram-se dos conhecimentos geográficos, a fim de identificar, no mapa, o percurso entre o seu país de origem e o de destino. Dessa maneira, recordaram, ainda, conceitos matemáticos acerca de distância.
Como, para tornar o aprendizado mais significativo, é importante relacioná-lo à vivência das crianças, após terem observado o trajeto, elas receberam seus “passaportes” e, com eles em mãos, experimentaram os trâmites de imigração, respondendo às questões do agente federal e tendo o seu documento carimbado.
Em seguida, os educandos dirigiram-se ao Espaço Interativo, onde, utilizando óculos de realidade virtual, visitaram a cidade de Londres. Afinal, como enfatiza a educadora, entrar em contato com uma nova cultura contribui para a formação pessoal dos indivíduos. “É um dos maiores aprendizados de uma viagem, mesmo que realizada hipoteticamente”, conclui Alessandra.