Entre 15 e 20 de fevereiro, os estudantes matriculados do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental participaram das atividades inaugurais do Projeto Desmistificando Saberes – idealizado pelas docentes de Ciências da Natureza, Adriana Biage e Solange Fonseca, com o intuito de iniciar os educandos na linguagem científica.
Para isso, eles participarão de aulas práticas, que lhes possibilitarão compreender, também, como os saberes científicos são aplicados no dia a dia e quais são os direitos e os deveres, na construção de saberes, de um cidadão reflexivo e participativo.
Durante a prática da qual participaram os estudantes do 6º Ano, por exemplo, foram construídos saberes, por meio da observação, sobre o Sistema Solar e a representação em escala. Dessa maneira, como enaltecem as docentes, desenvolveu-se, ainda, a capacidade de concentração e de análise.
Também reunidos no Laboratório de Ciências e Biologia do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, os educandos matriculados no segmento seguinte aprenderam, a partir do agrupamento de seres vivos, sobre as Chaves de Classificação Dicotômicas – ferramentas utilizadas, em Ciências da Natureza, para que sejam identificados os nomes taxonômicos pertencentes a um grupo de organismos. Além disso, esclarecem as docentes, a construção de uma Chave favorece a análise das características que diferem um ser do outro e a compreensão do raciocínio utilizado na classificação das espécies.
Por fim, os estudantes do 8º Ano identificaram, através da observação microscópica, os níveis de organização da vida, por meio da análise de células e tecidos.