Entre a segunda (21) e a quarta-feira (24), o corpo docente, juntamente com a direção e as coordenações do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, participou da Semana Pedagógica, período de formação continuada que objetiva preparar os educadores para o início do ano letivo. Ao longo daqueles dias, os presentes discutiram projetos pedagógicos e educacionais, além de concluírem o planejamento por áreas de conhecimento, seguindo as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Na manhã da segunda-feira, após um breve momento de evangelização, a diretora escolar, Irmã Marivete Brun, acolheu o corpo docente e apresentou os novos colaboradores: Irmã Maria Inês, responsável pelo Integral Notre Dame, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, Ana Paula Correia e a educadora Kelly Ravelha, do Ensino Fundamental I. Em seguida, leu a mensagem da Superiora Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Mary Kristin Battles, acerca do amor que, neste ano de 2019, será a proposta de reflexão e ação de toda Rede de Educação Notre Dame, pois, a vivência e exercício deste nobre sentimento esta intrinsecamente ligado a um dos mais relevantes princípios da Rede e de Santa Júlia Billiart: o de educar com “Amor, bondade e firmeza”.
Posteriormente, os presentes participaram de gincanas ministradas pela psicóloga organizacional, Maria Amélia Francischetti. Na primeira, intitulada “Induzindo ao erro”, cada participante recebeu uma bexiga – simbolizando um sonho – e um palito de dentes. Geralmente alguém estoura uma bexiga e daí em diante todos ficam disputando quem estoura mais bexigas. Ao final, o objetivo é mostrar que devemos ajudar as pessoas a conquistar seus sonhos e não destruí-los, nos deixando contagiar por atitudes negativas ao qual estamos expostos. Já por meio da Dinâmica do Barbante, vivenciaram valores tais como cooperação, liderança, empatia e relacionamento interpessoal, tendo em vista que, ao tentar dar o maior número possível de nós em um barbante, utilizando apenas umas das mãos, eles deveriam cooperar entre si para o cumprimento da meta estabelecida pelo grupo.
Após o momento de lanche e confraternização, os docentes receberam a visita do Monsenhor Júlio Lancellotti, responsável por apresentar e debater o tema da Campanha da Fraternidade 2019 – “Fraternidade e Políticas Públicas: Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.
Com formação em pedagogia, há a mais de três décadas ele trabalha com a população carente e crianças em situação de vulnerabilidade social. Também participou de toda a fundamentação da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo, dos grupos de fundação da Pastoral da Criança, além de colaborar na formulação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Monsenhor Júlio Lancellotti compartilhou toda sua experiência de anos de vivência e trabalho com os injustiçados para, junto com os docentes, refletir acerca de como o exercício e prática da Campanha permeará o papel destes enquanto protagonistas do anúncio e testemunho do Projeto de Jesus Cristo nas relações afetivas e solidárias e na formação de indivíduos preocupados com a vida do outro e de si. Após o debate, todo Corpo Docente recebeu a benção para o início das atividades do ano letivo.