Encontro de Formação Continuada aborda a motivação e a qualidade na prestação de serviços
28 de novembro de 2018 Notícias, Portal , , ,

No último sábado (24), o Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos realizou mais um Encontro de Formação Continuada de Colaboradores – programação que objetiva capacitá-los e mantê-los motivados para que desempenhem, com excelência, as suas funções.

Para tanto, nesta edição, o educandário recebeu a consultora Organizacional do Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo (SESI-SP), Débora Brito.

Por meio de uma descontraída gincana, realizada no Espaço Interativo ND, a convidada abordou a temática da motivação e da qualidade na prestação dos serviços. Afinal, separados em grupos, os participantes assumiram papéis em prestadoras de serviços fictícias, que concorreriam a uma mesma licitação.

_DSC0008

Cada “empresa” deveria confeccionar uma ecobag, utilizando os materiais disponíveis, a fim de oferecer o melhor produto, no menor tempo, à contratante, representada pela consultora. As equipes que percebessem que não conseguiriam realizar a tarefa no prazo de 20 minutos, por sua vez, deveriam negociar com o “cliente” um prazo maior, justificando sua necessidade.

Ao final da dinâmica, Débora analisou os produtos apresentados a ela, fazendo apontamentos referentes à qualidade e ao tempo gasto para desenvolvê-lo. Ela, então, revelou que foram oferecidos recursos em quantidades diferentes aos grupos, o que favorecia a conclusão da atividade ou a tornava mais complexa.  Desta forma, demonstrou aos colaboradores que a qualidade de um serviço prestado sempre contará com variáveis favoráveis e desfavoráveis. Por isso, concluiu, é necessário ter jogo de cintura e cuidar para sempre oferecer o seu melhor ao cliente, independente da situação.

_DSC0011

Em um segundo momento, os participantes reuniram-se com a psicóloga Organizacional da instituição de ensino, Maria Amélia Francischeti, que propôs um dinâmica focada na resolução de situações.

Durante ela, os colaboradores deveriam apontar problemas do cotidiano escolar e, com a ajuda de palavras e expressões motivacionais proferidas pela psicóloga, deveriam elaborar possíveis soluções. O exercício, segundo ela, possibilitou que eles refletissem sobre o seu papel na solução das problemáticas, estimulando a iniciativa.

Por fim, foram convidados a refletir sobre o legado que desejam construir, seja no âmbito pessoal ou profissional. Para isso, deviam voltar o olhar para si mesmos, identificando as características individuais e os valores cultivados que os fazem únicos e pelos quais querem ser lembrados e reconhecidos.

  • Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos