A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) concederam medalha de bronze à estudante da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, Liana Li, pelo seu desempenho na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
A performance, ainda, possibilitou que a educanda participasse da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) – um dos eventos que integram a programação da OBA.
Além de Liana, outros estudantes da instituição de ensino foram habilitados a disputar a MOBFOG, graças ao seu desempenho na avaliação teórica da Olimpíada. Eles, então, confeccionaram um foguete capaz de percorrer 101 metros, classificando o Colégio para a Jornada dos Foguetes.
Por isso, ao condecorar a educanda, a diretora escolar, Irmã Marivete Brun, enalteceu o bom desempenho de todos os representantes do educandário – um entre os mais de 400 inscritos da cidade de São Paulo. Além do reconhecimento, os demais componentes da equipe foram agraciados com os Certificados de Participação, emitidos pela Comissão Organizadora das competições escolares.
Na mesma ocasião, a religiosa concedeu o Certificado de Participação e Conclusão da “Oficina de Atualidades para o ENEM” aos adolescentes que participaram da atividade complementar à escolaridade, proporcionada pela instituição de ensino aos educandos do Ensino Médio.
Sobre a Mostra Brasileira de Foguetes:
A MOBFOG é uma olimpíada experimental, na qual os participantes são desafiados a construir e lançar foguetes, obliquamente e o mais distante possível, a partir de uma base. Trata-se de uma oportunidade de iniciação científica aberta à participação de escolas públicas e privadas, conforme explica a coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Regina Sacramento. “A participação na Mostra insere os estudantes em um ambiente de discussão, de troca de experiências e de vivências, oportunizando um aprendizado dinâmico”, comenta.