Às vésperas de definir quem irá assumir a Presidência da República, faz-se necessário conhecer as propostas dos candidatos – descritas em seus planos de governo, que, também, evidenciam suas ideologias e, dessa maneira, revelam afinidades com diferentes parcelas da sociedade.
Além de ser uma atitude fundamental para que se vote, conscientemente, no candidato que melhor representa seu ideais e seus desejos para a nação, debruçar-se sobre os planos é imprescindível para que, após a eleição, possa-se cobrar a realização das promessas de campanha.
Motivada por tamanha importância para o processo democrático, a docente de Geografia do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, Tânia Mainardi, desafiou os estudantes matriculados na 1ª Série do Ensino Médio a dedicar-se ao estudo dos planos de governo dos presidenciáveis, a fim de participar de um debate eleitoral.
Para isso, contudo, os adolescentes deveriam criar candidatos, números de legenda e partidos fictícios, que representassem as propostas, de fato, apresentadas pelos atuais candidatos.
Reunidos no Auditório da instituição de ensino, os representantes dos “partidos” defenderam as propostas para os colegas de classe, respondendo aos seus questionamentos.
Dessa maneira, explica a docente, pôde-se evidenciar aos estudantes a importância de avaliar, friamente, aquilo que é defendido pelos candidatos. “Reclamamos muito sobre política, mas, para uma melhoria do cenário, é necessário estimular a formação de indivíduos críticos, capazes de questionar e cobrar as promessas”, pontua Tânia, comentando que, para muitos dos adolescentes, está será sua primeira participação no processo eleitoral.