No sábado (30), educadores e colaboradores, estudantes e seus familiares, além de religiosas da Congregação de Nossa Senhora – mantenedora da Rede de Educação Notre Dame – festejaram as sete décadas de compromisso com a educação e a evangelização do Colégio Notre Dame Rainha.
Pela manhã, ex-alunos da instituição de ensino se reuniram com a Ir. Fátima Maldaner para relembrar a convivência e o aprendizado vivenciados no Colégio.
Enquanto eles se encontravam com as memórias, um pedágio, no qual eram distribuídos brindes e a publicação comemorativa ao 70º aniversário do Colégio Notre Dame Rainha, era realizado, em parceria com a Rádio Show, em frente à instituição de ensino.
À tarde, na Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, o bispo auxiliar para a Educação da arquidiocese de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, celebrou a cerimônia em ação de graças pela comemoração, acompanhado pelo pároco Padre Antonio Ferreira Naves.
A celebração teve início com a acolhida de símbolos que fazem parte do cotidiano escolar: os girassóis foram levados ao altar pelas religiosas que residem e atuam na comunidade do Colégio e a Bíblia Sagrada, as imagens de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos e de Santa Júlia Billiart e as bandeiras do Brasil, de São Paulo e da instituição de ensino foram conduzidas por educadores, estudantes e colaboradores Notre Dame Rainha.
Na igreja, era notória a emoção de todos os presentes. Afinal, muitos ex-alunos agora são pais e avós de estudantes do Colégio. Eles e todas as demais crianças e adolescentes que, atualmente, aprendem lições para vida nessa instituição foram representadas, durante a cerimônia, por 70 membros do corpo discente. Os estudantes empunhavam bandeiras comemorativas do aniversário.
Os 70 anos de história, com vistas no futuro, foram representados pelas ex-alunas Stela Napoli e Benedita Gruppi, que deixaram o Colégio em 1945. Acompanhadas de estudantes que ingressaram no colégio em 2015 e precedidas pela atual diretora Irmã Elena Bini, elas levaram ao altar a revista que comemora o aniversário por meio de 70 relatos diferentes de membros e ex-membros da comunidade educativa Notre Dame Rainha.
Logo após a missa, religiosas, educadores e colaboradores do Colégio se reuniram para confraternizar. Nesse momento, a superiora da Província da Santa Cruz da Congregação, Ir. Araci Ludwig, agradeceu ao Colégio Rainha dos Apóstolos.
“O Colégio Notre Dame Rainha, como uma escola católica, com valores e princípios cristãos e humanos, com acento especial à Pastoral, auxilia a Congregação a manter vivo o seu carisma. Pois, como escola se torna um espaço de evangelização e catequese. Trata-se de uma educação diferenciada, que faz parte da missão Notre Dame, desde a sua origem, com Júlia Billiart em 1804, na Bélgica, e com as fundadoras da Congregação em Coesfeld (Alemanha), em 1850”, destacou. Ir. Araci também parabenizou aqueles que fizeram e fazem parte desses 70 anos. “Parabéns a todas as Irmãs que hoje trabalham e vivem aqui, mas também a todas que já passaram por esta escola, como diretoras e educadoras. Lembro também os professores e demais pessoas que conosco acreditaram, e ainda acreditam, que é pela educação que podemos mudar uma história, transformando conhecimento em atitude”, festejou.
A diretora escolar, Ir. Elena Bini, agradeceu o trabalho de todos, pois é da união que nasce a excelência do Colégio Notre Dame Rainha. “Obrigada pela participação e carinho dedicado ao Colégio Notre Dame Rainha, aos estudantes, às famílias e às irmãs. Que o bom Deus e Santa Júlia abençoem e cuidem de cada um, de cada uma que fez história no ontem, faz no agora e fará no amanhã nessa instituição”, enfatizou.
Acesse a galeria de fotos dos eventos festivos:
Assista ao vídeo comemorativo do aniversário: