Na última segunda-feira (22), os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos visitaram a Praia de Itaguaré – localizada em Bertioga, a fim de observar as especificidades da Mata Atlântica, especialmente dos ecossistemas Litorâneo e Manguezal.
A uma distância de, cerca de, 70 km da capital paulista, a praia encanta turistas, por ser banhada tanto por água salgada quanto doce, devido à presença da foz do Rio Itaguaré. Além disso, é um dos últimos redutos expressivos de vegetação intocada na Baixada Santista.
Por isso, foi escolhida como destino para a saída pedagógica, em que os educandos compreenderam que Manguezal é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais. Associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, tanto onde há encontro de águas de rios com a do mar como diretamente expostos à linha da costa, o Mangue está sujeito ao regime das marés e é dominado por espécies vegetais típicas, que se relacionam com outros componentes vegetais e animais, como observado pelos pré-adolescentes.
Eles entenderam, ainda, que o ecossistema desempenha um importante papel como exportador de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira. Afinal, constitui-se como um dos mais férteis e diversificados do planeta, cuja biodiversidade inclui aves, peixes, moluscos e crustáceos.
Após caminhar pelo mangue, como forma de recreação, e banhar-se no mar, os estudantes almoçaram em uma pousada e partiram para conhecer as características da Restinga.
O educador responsável pela disciplina de Geografia, Eduardo de Souza, informou-lhes que se trata de um espaço geográfico formado por depósitos arenosos paralelos à linha da costa, produzido por processos de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, podendo ter cobertura vegetal. Encontrada em praias, cordões arenosos, dunas e depressões em diversos estágios, a Restinga também pode formar-se nos estuários dos rios, pela deposição de sedimentos.
Antes de retornar a São Paulo, os educandos reuniram-se, novamente, na pousada, a fim de socializar suas impressões, uma vez que os conhecimentos construídos durante a visita vão embasar a realização de uma atividade multidisciplinar: a confecção de uma revista com, pelo menos, nove grandes reportagens, na qual eles deverão usar exercitar habilidades de escrita em Língua Portuguesa e Inglesa.